Magalhães, hummm
September 21st, 2008
Há aqui algo que não bate certo. No dia do anúncio do Magalhães reparei que estava a correr a Caixa Mágica , já nas notícias da TV apareceu com o Windows XP. Partindo do principio que o XP seria a escolha natural, ficamos a saber que já existia “esforço” de alguém para “enfiar” a Caixa Mágica no aparelho. Naquela altura ninguém confirmou qual o sistema operativo, ou sistemas, a ser instalado.
Alguns dias depois, primeira semana de Agosto, tive a oportunidade de mexer num Magalhães. Nessa altura percebi que várias empresas tinham recebido um aparelho para poderem preparar um sistema operativo(Linux) capaz de concorrer com o XP e com a Caixa Mágica. Pelo que me contaram várias pessoas ainda nada estava decidido, a escolha dos sistemas seria anunciada a meio de Setembro.
No outro dia encontrei esta notícia no Tek.sapo, que resumindo, diz que já foi dada formação de XP e Caixa Mágica aos coordenadores TIC do Porto. A página do Plano Tecnológico da Educação tem informação sobre esta e outras formações, onde também se pode ler: “As jornadas contam com a colaboração da Intel, da Microsoft e da Caixa Mágica, empresas parceiras desta iniciativa” . Mais informação também aqui. O Tonyvirtual, que teve acesso a um Magalhães com Caixa Mágica, diz no seu blog que nenhuma decisão foi tomada, o que eu acho muito estranho.
Pelo que sei ainda não foi feito nenhum anúncio da decisão final, as tais empresas continuam à espera de uma resposta, entretanto a formação em Caixa Mágica já vai de vento em popa. Há, certamente, aqui algo que não bate certo.
Sempre achei qua decisão estava tomada desde o primeiro dia e que a distribuição dos aparelhos por várias empresas não passava de uma manobra de distração. Parece que tinha razão. Conseguiram manter a “concorrencia” entretida com os brinquedos dos putos durante dois meses, assim não fizeram barulho nem prejudicaram as negociações com os parceiros.
microft said:
“o XP seria a escolha natural,”
porquê?
ndantas said:
Porque é o que “quase” toda a gente usa. Nunca vi um politico a usar Linux.
Ou seja…é a escolha natural para quem escolhe, a minha escolha seria outra
Filipe Carvalho said:
Os que estão à venda na FNAC só vêm com Xispe.