NEDIUP 2007 - Sistemas Operativos

April 26th, 2007

Acabei de assistir a mais uma conferência de Sistemas Operativos organizada pelo NEDIUP.

O programa contava com os representantes da Apple, da Caixa Mágica, da Microsoft e da Sun. O representante da Apple não apreceu, parece que no ano passado aconteceu a mesma coisa.

Acho que o público era todo da casa, para estudantes são muito caladinhos. Entraram calados , não perguntaram nada e sairam calados. Eu só lá apareci porque podia ir a pé, era mesmo ali ao lado.

A apresentação do Paulo 300 não foi diferente das outras a que já assisti, desta vez o beryl portou-se bem. Já gostei menos das piadinhas dele..mas acho que ele(e quem ele representa) só fica a perder ao abusar do ataque à MS. No geral a apresentação foi boa e vendeu bem o seu produto. Deu para notar que andou a passear pelo presentation zen(ou algo parecido) para se inspirar para a segunda parte da apresentação.

O Paulo Vilela defendeu com unhas e dentes o melhor sistema operativo do mundo. Para isso bastou mostrar as suas características de uma forma sóbria, limpa, completa e independente.

O Vitor Santos tentou mostrar o que o Vista tem de novo, andou perdido com o interface que ele diz ser tão intuitivo. As coisas novas do vista até o meu ibook com 2 anos e meio faz melhor… e ninguém reagiu à demonstração. Na parte de segurança passou a ideia que tentaram aproximar o vista de um sistema UNIX.
Fez um choradinho por não poderem ter anti-vírus pré instalado. Quem quer saber disso? Um SO decente não precisa de anti-vírus.
A apresentação(PowerPoint) foi das piores que já vi na minha vida. Era algo genérico vindo da casa mãe, com algumas adaptações. Acho que eles deviam fazer uma visita à página que falei acima. Não convenceu. Na opinião dele o windows é o mais usado porque os utilizadores são espertos e sabem escolher o melhor, isto gerou alguma discussão na mesa.
Repetiu 50 vezes que todos o software deles era grátis para os estudantes.

Como já se estava à espera criticou o 300 por falar mal deles…

O debate andou andou à volta da escolha, das funcionalidades, da segurança, dos apoios a empresas, dos concursos de software e dos apoios à investigação e inovação.

Ah… quando o Vitor Santos perguntou se achava-mos interessante falar para um computador e ele escrever o texto ninguém disse nada. Alguém mandou a piada depois de alguns segundos de silêncio: Escrevemos mais rápido do que falamos.


8 Comments to “NEDIUP 2007 - Sistemas Operativos”


  1. PauloTrezentos said:

    Já gostei menos das piadinhas dele..
    Obrigado! Ahn..? Acho eu …

    Deu para notar que andou a passear pelo presentation zen(ou algo parecido) para se inspirar para a segunda parte da apresentação.
    Acho que indirectamente pode ter sido inspirado no Lessig: http://www.lessig.org/blog/
    Admiro bastante a sua capacidade de tornar a apresentação interessante…

    Mas disseste que tinhas links para informação sobre apresentações… onde andam eles?


  2. ndantas said:

    ve isto:
    http://www.identity20.com/media/OSCON2005/
    isto:
    http://presentationzen.blogs.com/
    e isto:
    http://presentationzen.blogs.com/presentationzen/2005/09/the_godin_metho.html
    e este:
    http://www.garrreynolds.com/Presentation/index.html


  3. Filipe Freitas said:

    Acho a tua descrição do evento um ataque às personalidades e não uma crítica aos produtos. Falas mais sobre as pessoas do que aquilo que elas foram apresentar. Por exemplo: ‘O Paulo Vilela defendeu com unhas e dentes o melhor sistema operativo do mundo. Para isso bastou mostrar as suas características de uma forma sóbria, limpa, completa e independente.’ Nem sequer mencionas qual o OS, suponho que seja alguma distro Linux, no entanto descreves muito mais como o Paulo fez a apresentação. O que dizes do Paulo 300 da-me a impressao de que nao gostas nada dele.
    Pela proporcao do texto que dedicas ao Vitor Santos assumo que és um Linux fanboy, desta vez já te dignas de dizer alguma coisa sobre o tema da conferencia: sistemas operativos. Digo eu, pois do teu post não aprendi nada sobre sistemas operativos. Poderia fazer uma analogia a este post: O Nuno Dantas nem sequer se incomoda de alterar o tema default do Wordpress, e de vez em quando escreve uns posts. Não é nada simpático pois não? Gostei muito da piada de escrever mais depressa do que fala! Outra coisa, é muitissimo normal ninguem falar nas conferencias, nao deves ter ido a muitas.


  4. ndantas said:

    Já conheço bem os sistemas de que eles falaram, o que me interessa realmente é a forma com as pessoas argumentam na sua defesa.
    O OS que o Paulo Vilela, de quem sou amigo, fala é o Solaris, quem me conheçe sabe o que eu acho deste OS.
    Não tenho nada contra o Paulo 300, até tive a oportunidade de conversar com ele pessoalmente sobre este evento e sobre este artigo(se é que se chama um artigo).
    Sei que já leste o artigo sobre fundamentalismos, acho que responde a muita coisa sobre os meus interesses em relação a sistemas operativos.

    Já agora, gostei da descrição do Nuno Dantas. Ele nem sequer se incomoda de alterar o tema do Wordpress, e de vez em quando escreve uns posts. É mesmo assim. É o Blog dele e não o blog de quem o lê.


  5. João Rico said:

    Ir a sessões para avaliar os oradores sem que se tenha nenhum interesse no tema da mesma é uma perda de tempo, para quem o faz e para o orador que tem participantes desse tipo.
    Defende aquilo em que acreditas com conhecimento de causa. Nunca fales do que não sabes. Abraço.


  6. Diogo Rocha said:

    Bem, fiquei muito espantado ao ler este post, pois tenho muita pena que no seculo em que estamos ainda tenhamos pessoas que façam criticas, criticas, criticas so mesmo para criticar e não para mudar ou mesmo inovar!


  7. ndantas said:

    João: Conheço muito bem o(s) tema(s). Não te conheço a ti, mas quase aposto que tenho muito mais experiência(diversidade e quantidade) que tu em sistemas operativos. O meu interesse nestas apresentações foi ver como os oradores defendiam as sua posições.
    Outro ponto muito importante é saber em primeira pessoa o que realmente é dito…deves conhecer um caso em que o que foi dito por uma destas pessoas foi retirado da internet porque lhe era conveniente.

    Diogo: As criticas podem ser construtivas ou não. Neste post, que é apenas a minha opinião, dou nota positiva a 2/3 dos oradores, nada mal.
    Já assisti a muitos debates deste tipo e achei que o representante da MS não esteve à altura, se calhar estava num dia não…
    O minha dica para melhorar? Quando este senhor estiver em dia não, que mandem o Marcos Santos que argumenta muito melhor, pelo que vi da última vez melhor que a concorrência.


  8. ndantas said:

    Sobre as apresentações(PP) o seguinte link pode mostar o que eu queria dizer: http://www.presentationzen.com/presentationzen/2007/09/steve-bill-redu.html