Gozar com eles.

February 9th, 2007

Hoje estava num laboratório do ISEP a estudar. Existe uma sala ao lado desse laboratório, separada por um vidro. Nessa sala estavam 3 docentes, dois de volta de um computador com Fedora Core 3 e o outro a olhar para o desktop(original HP) dum portátil HP a correr o XP.

No laboratório onde eu estava comecei a ouvir umas “bocas” sobre Linux, eram uns alunos do 3º ano, acho eu. Deu para perceber que eles tinham instalado o Fedora 7 com o beryl… a conversa tinha algo a ver com o os 3 profes estavam a fazer.  Pareceu-me que os profes estavam a aprender a trabalhar com aquilo, iam fazendo umas coisas e tiravam apontamentos…de repente os alunos levantam-se com o portátil e vão para a outra sala. Fazer o que? Mostrar ao profe com o portátil HP o Fedora com o Beryl. O profe deve ter ficado com dores nos maxilares de tanto abrir a boca…de espanto.
Não é que os alunos foram para lá gozar com eles!!!

Não é  muito habitual assistir a uma cena destas…eu gostava mesmo era de ver os docentes a mostrar ao alunos pela primeira vez estas coisas…isso sim era de espantar.


2 Comments to “Gozar com eles.”


  1. Andre said:

    Felizmente já assisti a coisas semelhantes na minha faculdade. É bom sinal. Não significa que os professores sejam menos capazes que os alunos. Pelo que vejo, há muitos professores que com a especialização numa área do “saber” (programação concorrente, tolerância a faltas, etc.) tendem a ignorar um pouco tudo o resto. Ficam come autoridades intelectuais das suas áreas… e todos nós sabemos que o Linux é muito bom, para quem tem tempo.

    Espero que esses alunos tenham lá chegado com uma atitude positiva e não a arrogância que se adivinha…

    E caro Nuno, no restos dos dias o normal é serem os professores a mostrar coisas novas aos alunos… podem não ter tanto eye-candy ou ter estado no digg há 2 dias, mas não é por isso que têm menos valor. ;)


  2. Tiago Rodrigues said:

    E um colega meu numa aula chamou o professor e “oh professor…isto não é a sua conta ?” graças ao facto dos servidores estarem tão outdated e de ninguem se importar minimamente com aquilo.

    E depois disso actualizaram o servidor ou aplicaram patches de segurança ? Não. Fecharam a conta do meu colega. O que eles não se lembraram foi que com root access ele já tinha criado lá mais umas 20 ou 30.

    E isto é só uma das muitas histórias que eu já conheci ou presenciei. Também já andei a configurar laptops de professores em linux.

Leave a Reply