Mighty Mouse vs Magic Trackpad vs Magic Mouse

December 8th, 2010

Update: Devolvi o Magic Mouse! Falta de precisão, demasiado lento(mesmo com os ajustes ao máximo), falhas continuadas do scroll e demasiadas falhas em “detectar” o botão do meio foram os motivos da devolução. Estou com um rato com fio para portátil da ASUS. Muito melhor, e de certeza muito mais barato!

Post original:

Nos últimos dias, depois de mais uma avaria do Mighty Mouse do meu iMac, decidi encontrar um rato novo.

Passei por pelo Media Markt e tentei testar o Magic Mouse e o Magic Trackpad que estava ali também em exposição. Com a ajuda de um colaborador de lá tentei associa-los a um Macbook Pro, mas, com tanto dispositivo bluetouth a fazer barulho não deu!
Depois de passar alguns minutos a olhar e a decidi trazer o Magick Trackpad. A malta do twitter tinha dito bem daquela peça de hardware e eu não perdia nada em experimentar, no pior dos casos ia lá no dia seguinte para trocar pelo Magic Mouse.
E foi mesmo isso que aconteceu, testei durante um dia e fui lá trocar pelo Mouse.
O “teste” não foi tarefa fácil, descobri que o Magic Trackpad não funciona no Mac OS X 10.5.x , apenas no 10.6.x. Assim, não deu para o testar com o iMac e fiz todos os testes no Macbook Air.
Não precisava de justificar a troca, mas foi esta a desculpa que dei: “Isto não funciona no meu iMac!”

Depois de quase dois anos a usar o Mighty Mouse(com fio) e cerca de um dia com os Magic Trackpad e Magic Mouse cheguei às seguintes conclusões:

Magic trackpad:

É um conceito diferente e sei que precisa de algum tempo de habituação. Encontrei algumas vantagens em relação a um rato mas no geral não o achei melhor que um rato, sendo algumas tarefas mais difíceis de executar.

O facto de aquilo não funcionar num OS com uns dois anos já me deu vontade o devolver imediatamente. Não vou comprar ou piratear um OS só para instalar um dispositivo apontador da mesma marca que todo o resto do sistema.

Agrada-me  ser algo que não mexe, fica ali em cima da mesa, não precisa de um tapete e não risca a mesa. O grande problema é que é o braço e a mão que mexe, e muito.

Os gestos são fáceis de realizar e tornam o uso do sistema mais fácil e simples.

Do que não gostei? Dos “clicks” e de arrastar “coisas”. Primeiro os “clicks” físicos fazem bastante ruído, parece que estou a bater com o trackpad na mesa. Segundo, larguei demasiadas vezes o que estava a arrastar.

Outra coisa que achei  difícil foi “acertar” à primeira com o objecto a apontar. Fico lá perto, mas tive quase sempre  que corrigir para ficar em cima do link ou icon ou janela.

Magic Mouse:

É o que estou a usar neste momento. Na primeira instalação ficou a funcionar como um rato básico, foi necessário instalar software da Apple para ficar com as funções especiais. Mesmo assim não me convenceu. Mesmo depois de ajustadas todas  as configurações  que a Apple permite este Magic Mouse  fica limitado. No Snow Lopard faz mais uns detalhes, testei no Air,  mas não convence.

Mesmo com a sensibilidade ao máximo tinha que mover o rato de uma ponta da mesa até à outra para fazer mexer o cursor de lado a lado no monitor!

Sabia que havia software para alterar  quase tudo no Magic Mouse. Depois de instalado o Magicprefs … ficou um mágico completamente diferente.  Agora já está com uma velocidade e sensibilidade perto do que eu gosto e com mais algumas funções. Activei o botão do meio e alguns gestos para navegar nas páginas. As opções de configuração são muitas e dão para quase todos os gostos.

Na minha opinião está quase perfeito, só gostava que desse para o fazer mexer ainda mais rápido :) .

Ah, o scroll, por vezes falha. Deve ter a ver com os meus dedos,  uma “rodinha” é sempre mais certeira!

Mighty Mouse:

O dispositivo apontador que usei nos últimos dois anos. Gosto muito dele…nas primeiras semanas. Este já deve ser o 3º ou 4º que tenho, trocas em garantia. O “clitóris” está sempre a avariar. Não há volta a dar, funciona bem durante uma semana e depois pufff…! Mas ainda vou trocar este, enquanto a garantia der, eu troco.

Gosto da forma como o scroll funciona, quando funciona, de ser leve e de ser muito rápido. Gosto de fazer pequenos movimentos com a mão e ver o apontador a correr no monitor…o Mighty Mouse faz isso como mais nenhum.

O Mighty Mouse tem uns botões laterais que pode ser configurados para acções como activar o Exposê. A primeira coisa que fiz foi desactivar isso. Os botões estão no sítio onde se pega nele, sempre que tentava arrastar ( com click) algo, activava essa função.

O que eu tenho é com fio, como todos os dispositivos fios tem a vantagem de não gastar baterias e a desvantagem de o fio atrapalhar a sua utilização. Já testei várias vezes a versão sem fio, na minha opinião é demasiado pesado, prefiro este.

Resumindo, é um aparelho muito mal desenhado que, depois de ajustado, funciona muito bem, quando funciona.



2 Comments to “Mighty Mouse vs Magic Trackpad vs Magic Mouse”


  1. brecke said:

    hey,

    Eu tenho um trackpad e estou mto satisfeito! Sim, requer algum tempo de habituação, eu durante as primeiras semanas tive-o lado a lado com o mighty mouse para poder usar os dois. Com o tempo - e o consequente decorar dos gestures - larguei completamente o rato. A única desvantagem para mim é mesmo o facto de ter pouca precisão pixel-wise. Para cenas de web design e tal, nota-se. Mas para as tarefas do dia-a-dia safo-me mto bem, e até sinto que sou mais produtivo usando os gestures do mac os, chrome, etc.

    Não concordo com a ideia de que é preciso mexer mto o braço. Mexe-se a mão, isso sim. mas como a área de actuação é mais pequena do que um tapete normal, o braço fica imóvel o_O Por fim, os clicks podem ser configurados. Pode ser o click mais “físico”, que faz barulho efectivamente. Mas eu uso apenas o tap e funciona bem.

    _ brk


  2. abrito said:

    Viva,

    Tenho há anos um mighty mouse (iMac late 2006), sempre que surgia ser impreciso no scrol, aplicava uma técnica muito conhecida, que consiste em o virar e fazer correr a esfera num folha de papel…!

Leave a Reply