Templates no DokuWiki

April 27th, 2010

dokuwiki_logo Já sabem que sou um adepto de wikis, nomeadamente do Dokuwiki. Esta semana tive a necessidade de criar um conjunto de páginas de registo de pedidos e serviços atribuídos a utilizadores de sistemas informáticos.

Na falta de uma aplicação específica para o efeito, ou sem capacidade de adicionar funcionalidade a outros sistemas de gestão de utilizadores, passa-me sempre pela cabeça a mesma coisa: e que tal usar o wiki para isto?

Dito e feito, foi só pensar num estrutura e começar a criar páginas. A ideia é ter um Namespace com todos os utilizadores  com pedidos especiais, um índice alfabético e uma página por utilizador. Dá algum trabalho a manter,   mas acho que vai resolver muitos  problemas, mesmo!

Se a parte do índice é fácil de gerir, criar uma página para um novo utilizador podia ser mais simples. O método tradicional é copiar uma página template de um outro lado para a nova.

Depois de investigar um pouco o @relax descobriu que o Dokuwiki suporta templates por Namespace. Cria-se um ficheiro _template.txt dentro do Namespace com o conteúdo base da página e cada vez que for criada uma nova página o conteúdo do template aparece. Win.

Dokuwiki, sempre a surpreender e resolver os problemas. Just works!


2 Comments to “Templates no DokuWiki”


  1. Jose Gaspar said:

    Essa por acaso não sabia mas é bastante interessante. Dokuwiki rules.


  2. Filipe Carvalho said:

    Já está a ficar com conteúdo a coisa…

Leave a Reply