Definição de Cloud Computing

August 25th, 2009

Como estou a pensar escrever alguns artigos sobre Cloud Computing tentei encontrar uma boa definição para o conceito. Lembro-me de ter visto uma apresentação com as melhores(dezenas) definições de Cloud Computing, tentei encontrar de novo mas  foi impossível. São demasiadas definições, explicações, variações e previsões para poder escolher uma.

Decidi então criar a minha própria definição de  Cloud Computing: Serviço (ou conjunto de serviços) disponível na Internet.

Sim, é só isso, mais nada! Tudo o resto são diferentes  infra-estruturas  de suporte ao serviço e/ou  variações do serviço entre a aproximação ao hardware ou aproximação aos conteúdos/serviços ou combinações disto tudo . Acho que o exemplo da figura ajuda a perceber a ideia, ou não:

cloud


5 Comments to “Definição de Cloud Computing”


  1. BUGabundo said:

    é isso mm.
    mete se td numa caixa negra, e eskece-se


  2. Definição engraçada de Cloud Computing – Paulo Sousa said:

    [...] definido como: “Serviço (ou conjunto de serviços) disponível na Internet“.Aceda ao texto completo da definição.Cloud Computing Share and Enjoy:Publicado na categoria: Notícias.Palavras-chave: Internet, [...]


  3. Luís Miguel Silva said:

    E que tal:
    “Conjunto de serviços dinâmicos, disponível “on demand”, maioritariamente assente sobre virtualização”. :o)

    Hugz,
    Luís


  4. ndantas said:

    Luis, essa é apenas mais uma das milhares de definições, e falha por ser demasiado especifica. Eu considero os serviços como o flickr ou twitter ..ou gmail cloud computing… não importa como aquilo está montado..se tem virtualização ou não…se escala..ou se é dinâmico..é apenas um serviço que está montado um sistema de computação indefinido que pode ser representado por uma “nuvem” ;)

    Escrevi este posta para passar a ideia que podemos aplicar o conceito de cloud a quase todos os serviços.


  5. Luís Miguel Silva said:

    Também tens razão no que dizes :o)

    A minha definição foi mais “generalista e técnica”!

    Hugz,
    Luís

Leave a Reply