Time-lapse photography

August 24th, 2009

À uns dias mostrei aqui um video do Marcel Schmitz com uma viagem de Lisboa ao Porto em time lapse . Fiquei logo cheio de vontade de fazer um também, preparei o equipamento e aqui está o resultado:

Da Granja ao Cais de Gaia from Nuno Dantas on Vimeo.

A ideia era ver se “a coisa” funcionava, mas assim que saí da garagem com o carro não consegui parar até ficar sem bateria na máquina. Depois dos testes de montagem e edição percebi que tinha feito muita coisa mal, mas mesmo assim gostei do resultado e achei que o devia partilhar.

Como foi feito:

O equipamento:  um  tripé, a Canon EOS 450d com a objectiva 18-55 IS e o iBook com o software de controlo da Canon.

Como já disse a ideia era ver como “a coisa” funcionava, para isso ajustei a máquina para um ISO 400,  com a abertura máxima(3.5 nesta objectiva)  e com focus manual, tudo “a olho”. O software de controlo da Canon não permite intervalos de  disparo menores que 5 segundos, assim, foi  5 segundos que usei. Tudo a postos e saí de casa para dar a volta ao quarteirão, só parei no Cais de Gaia, no meio da confisão e já sem bateria na máquina. Foi engraçado ver toda a gente a reparar na máquina em cima do tripé dentro do carro, devem ter pensado que era do google.

Como criei o vídeo:

Depois de importar todas as fotografias obtidas para o computador exportei-as num formato  mais adequado a um video, reduzindo à resolução. Normalmento os programas de gestão de fotografias permitem isso, no meu caso uso o iPhoto. Se não der, podemos sempre recorrer ao convert:

for f in *.jpg; do convert -scale XxY  $f $f; done

Criar o vídeo inical a partir do conjunto de fotos pode ser fetio com um comando semelhante a este:

mencoder 'mf://*.jpg' -mf fps=4 -o timelapse.avi -ovc lavc -lavcopts vcodec=mpeg4:vbitrate=800

Este processo, neste caso, cria um video em mpeg4, mas podia ser outro formato qualquer. Foi o primeiro exemplo que encontrei e funcionou, para próxima vou tentar obter um formato mais proprio a ser editado. Mais tarde, na fase de edição, percebi que ia precisar do video em formato “.dv”, pois é aquilo que o iMovie aceita. Mais um pequeno comando que permite fazer essas conversão:

ffmpeg -i timelapse.avi -target pal-dv  timelapse.dv

A partir daqui é trabalho de montagem: escolher  slides para o inicio e para o final, umas transições, uma música que vá de encontro ao movimento do vídeo e  está feito. Só falta exportar num formato adequado à internet e publicar.

Este serviu para aprender, espero melhorar a técnica e voltarei a partilhar os resultados. Gostaram?


7 Comments to “Time-lapse photography”


  1. Diogo Gomes said:

    Qual software de controlo da Canon ?


  2. ndantas said:

    Chama-se CamaraWindow e vem no CD da máquina.


  3. Jorge Carreira said:

    Ai a privacidade ;-). Gostei. Também desde que vi o video do @Schmitz que fiquei com vontade de fazer. Mas não encontrei forma de controlar a minha câmera (Canon SX10 IS). Acho que foste corajoso em fazer o primeiro teste à noite.


  4. BUGabundo said:

    axo q o q mais gostei foi a Musica LOLOL
    pena q de noite tenha tt arrastamento das imagens ou usaste um ISO n o mais indicado, n sei, n percebo nada de fotografia.


  5. Hugo Sereno Ferreira said:

    Boa Nuno :D Ando para fazer um timelapse de uma janela do oitavo andar de um prédio das antas. Tem-se uma vista porreira sobre uma grande parte do Porto, para não falar do Sol, Nuvens, e potencialmente da Lua. Deste-me pica para avançar com isso :D


  6. Rui Moura said:

    Ficou excelente, o efeito é espetacular.

    Pena o arrastamento, mas de noite torna-se complicado. Qualquer dia testo isto com a minha :D


  7. ndantas said:

    O arrastamento é causa de não ter fixado o tempo de abertura e de não ter aumentado à sensibilidade. Isto foi um teste, para a próxima já sei como fazer, mas tem que ser com uma lente mais clara.
    Rui, a D90 tem muito pouco ruído, podes abusar um pouco da sensibilidade ;)

Leave a Reply