As minhas soluções: suPHP

January 19th, 2009

suphp_logo

Toda a gente sabe,  ou devia saber, que o  hosting partilhado é uma dor de cabeça com os problemas de segurança. Basta pensar que a maior parte dos sites alojados num servidor correm coisas feitas em PHP e ainda por cima  como um único user, por exemplo www-data. Resultado, qualquer pessoa com capacidade de colocar um script PHP no servidor pode ver/alterar muita coisa dos outros utilizadores. Um buraco de todo o tamanho, o pior é que nem os fornecedores de serviço nem os utilizadores parecem preocupados com isto. 

Qual a solução? Eu resolvi o problema nos servidores que administro  com o suPHP

Como diz na página do projecto, o suPHP é uma ferramenta que executa os scripts PHP com as permissões dos seus donos. Assim cada utilizador só pode mexer nos seus ficheiros. 

Qual o problema em usar o suPHP? Lento como um raio, e às vezes dá dores de cabeça ao administrador do servidor, mas é para isso que nos pagam!


4 Comments to “As minhas soluções: suPHP”


  1. Paulo Laureano said:

    Espreita as “jails” em freebsd… não são lentas, não dão dores de cabeça e são particularmente fáceis de administrar se usares tudo menos o /var e /etc em read only e partilhado (i.e. todos os updates afectam todas as jails). Podes ainda delegar “rootly powers” dentro de jails, se alguma precisar de um apache/php “kitado” podes sempre ter um especifico numa das jails, etc.

    PLS


  2. ndantas said:

    Eu sou mais de “zones” ;) Para o caso não serve, estou a falar em cerca de 25 000 potenciais utilizadores !


  3. naosei said:

    duh, corre o php como cgi.

    é bem mais rapido que o suPHP plus com o fast-cgi o php bomba nas horas.

    ou entao ignora o que eu disse ;) afinal, so trabalhei em webhosting uns 8 anos…


  4. ndantas said:

    Eu tinha um bom motivo para não usar o fast-cgi…mas já não sei qual era ;) Como está funciona, para a próxima olho melhor.

Leave a Reply