Leap Second

December 29th, 2008

Como já devem saber este ano é adicionado um segundo ao UTC. Mas, o que quer isto dizer? Quer dizer que como a Terra andou um bocado mais devagar, agora é preciso ajustar os relógios às rotação da Terra. O JN tem um artigo que explica o  acontecimento de uma forma bastante simples e acessível, mas que contém também alguns erros. Por exemplo é dito que “O Observatório Astronómico de Lisboa, encarregado de zelar pela hora padrão (o Tempo Universal Coordenado- TUC)”… o que não é verdade. O responsável por estas coisas é o USNO !

Se pensarmos um pouco mais sobre este assunto começam a levantar-se mais questões: O que é o UTC? …o que o GMT? Será que isto está relacionado com o GPS? Como é que se insere um segundo? Se adicionamos um segundo a algo que está atrasado … não vai atrasar mais? ah, e CET, o que é? Então e a Terra está a andar mais devagar? Será que vai parar? :)

Eu levantei estas e outras questões quando projectei o desenvolvi um GPS Data Logger, e mais tarde quando tive a necessidade de estudar a fundo o NAVSTAR GPS e os outros sistemas de posicionamento global. Perceber os vários “tempos” e  as relações entre eles pode ser uma dor de cabeça. No meio desta confusão toda a única forma de perceber como funciona o Leap Second foi vendo um vídeo com este. Hoje, tudo isto me parece bastante simples e fácil de entender, na altura só lá fui com um desenho.

É uma área bastante interessante e vale bem a pena de perder alguns minutos a seguir as ligações  da página do  USNO . 

Ah, todos os “informáticos” deviam ser obrigados a perceber de “tempos”… pode fazer a diferença!

 


2 Comments to “Leap Second”


  1. Alcides said:

    Só para dizer que andou a brincar com GPS… Ainda por cima hoje em dia que qualquer cromo tem um a aumentar o risco do carro ser assaltado :P
    Kidding, até é uma questão curiosa :)


  2. ndantas said:

    Falei do GPS porque foi quando descobri este “mundo” e que tudo estava relacionado. Mal eu sabia uns meses depois ainda ia aprofundar mais o tema.
    É incrível como a tecnologia avança, em 2005 eram muito poucos os GPS como os conhecemos hj, com display colorido :) Eu trabalhei apenas com um módulo que mandava para fora dados em formato NMEA. O que era um projecto engraçado em 2005 é hoje um item nas folhas de características de qualquer GPS…
    Mas é giro saber como as coisas funcionam :P

Leave a Reply