Da dissertação à prática

February 10th, 2009

O titulo  da minha dissertação de mestrado foi:

Utilização de técnicas de virtualização de computadores para a realização de trabalhos laboratoriais de redes e serviços de comunicação.

Na prática fiz um estudo sobre as tecnologias de virtualização de computadores  e de que forma estas poderiam ser aplicadas ao ensino, nomeadamente à realização de trabalhos laboratoriais de redes e serviços de comunicação. A forma encontrada para fazer este estudo foi  usar um laboratório real como referência, o laboratório de redes da FEUP, estudando os trabalhos práticos ali realizados. 

Os resultados obtidos  mostraram que estas técnicas podem ser usadas nestes ambientes e podem trazer benefícios ao ensino, assim como ajudar a melhorar o funcionamento geral de um laboratório deste tipo. 

O normal neste tipo de estudos, teses e dissertações é ficarem guardados na “gaveta” para o resto da vida, e os resultados nunca são aplicados no mundo real.  

Foi com agrado que passei à uns dias no laboratório e vi implementado aquilo que escrevi na dissertação. Estava tudo como eu tinha escrito, a forma, as tecnologias, os meios, tudo. Gostava de ver mais exemplos destes, dá pena que tanto trabalho de qualidade fique guardado numa gaveta depois de lançada uma nota.

Pelo que me foi dito pelo júri também não é muito normal os temas serem relacionados com o ensino e a melhoria do mesmo. No meu caso isso foi uma clara mais valia. Nada como ajudar a escola a melhorar o próprio ensino.


11 Comments to “Da dissertação à prática”


  1. vitorsilva said:

    é possível ler a dissertação?


  2. ndantas said:

    Deve estar online num repositório da feup. De qq forma, foi por mail :)


  3. Luis Palma said:

    Mais um q tb está interessado na dita cuja.

    Thx


  4. Alcides Fonseca said:

    Mais um. Ou entao mete um link :)


  5. João Araújo said:

    Infelizmente o lab nao tem dimensão suficiente para justificar projectos a longo prazo e a rotatividade do pessoal não ajuda. Ainda tentámos relançar o Cassiopeia através dos projectos de mestrado mas 6 meses acaba por ser pouco para assimilar os conceitos todos e ainda contribuir com algo de novo (falta documentação sobretudo).

    É pena porque há ali um conjunto de ferramentas - virtualização, Cassiopeia, systemimager, XORP/quagga - que facilmente podia ser exportado como plataforma pedagógica, especialmente se o Cassiopeia fizesse a transição para o formato Moodle. E mercado não falta, cada vez mais constato que ninguém aprende redes na universidade.


  6. ndantas said:

    @João quando o projecto do laboratório remoto começou já tinha muito potencial. Agora as coisas são diferentes, há mais gente a usar computadores, a tecnologia está mais desenvolvida, há possibilidade de novas integrações de serviço, podia estar muito melhor.
    Com isto tudo é uma pena deixar morrer um projecto que já foi referência.
    Pior ainda é ver o numero de especialista em networking a diminuir, e a qualidade também.

    Ao contrário do meu trabalho a maior parte da investigação acaba por não servir para nada e não é aplicada na escola onde é feita.
    Uma pena, cada vez mais teóricos e com menos qualidade.


  7. Hugo said:

    Tou interessado em ler tua tese sobre Virtualização, será possivel enviar para meu email, é uma tema que eu gosto muito e gostava de aprender mais


  8. Luiz Constancio said:

    Prezado Nuno. Peço a gentileza de enviar uma cópia da tua dissertação. Estou trabalhando num tema semelhante para o meu projeto de mestrado e gostaria de comercer o teu trabalho. Grato.


  9. Fernando said:

    Prezado Nuno. Poderia enviar-me uma cópia de sua dissertação. Estou também trabalhando num tema que utiliza virtualização e preciso ler um pouco mais a respeito.

    Desde já agradeço.

    Fernando


  10. Nuno said:

    Podias enviar uma cópia da tua dissertação para o meu email, é que estou a trabalhar num tema que pode referir ao caso de estudo que fizeste no laboratório. Obrigado, Nuno


  11. Marcos said:

    Amigo, estou trabalhando no meu TCC falando sobre virtualização e como essa ferramenta ajudaria e muito em empresas e escolas. Poderia me mandar uma cópia para que eu possa conhecer e assim poder elaborar minha tese de uma forma mais consistente?

    Abraços

Leave a Reply