Glua TechSessions, o dia depois.

November 9th, 2008

glua techsessions

Ontem dei um salto a Aveiro na companhia do Rui para assistir ao Tech Sessions do Glua. Os temas não eram os mais interessantes para mim,  por isso mesmo decidi assistir para ver se aprendia alguma coisa fora das áreas em que trabalho. O evento foi foi bastante concorrido e com uma organização mais que aceitável, até direito a senhas de almoço com desconto para estudante tivemos.

Aqui fica um pequeno resumo do que eu achei de cada apresentação:

Luís Medinas - “Como contribuir para o GNOME”

Um resumo da histórico do percurso do orador seguido de instruções de como contribuir para o GNOME. Deu para conhecer melhor o funcionamento do desenvolvimento de aplicações para o GNOME.

Tiago Cogumbreiro - “MIL - Multithreaded Intermediate Language”

Mostrou uma forma interessante de tratar problemas de lock, entre outros. Estive bastante atento à apresentação do Tiago, afinal é um tema que me interessa e penso que me vai ajudar nuns trabalhos futuros.

Alp Toker - “WebKit: Advanced web content engine for the free desktop”

Só per esta apresentação já valeu a pena lá ter ido. O webkit é um mundo. Não tinha a ideia do que é possível fazer com o webkit, nem do trabalho que está a ser feito com ele pela comunidade de Software Livre. Simplesmente fantástico. O web inspector também me deixou bastante impressionado.

Andreia Gaita - “Mono e C# no desktop”

Gostei muito da forma como a Andreia Gaita fez a sua apresentação, com bastante energia, conhecimento e muito directa. Fiquei a saber melhor como o “bixo” funciona mas não foi o suficiente para eu aceitar este projecto de braços abertos. Se calhar é por aquilo trabalhar com ficheiro .exe e .dll :) 

Nuno Pinheiro - “Oxygen para o teu desktop”

O Nuno Pinheiro  é um artista! Mostrou como domina o Inkscape para fazer os icons do KDE. Falou de algumas tecnologias base do KDE4 e do trabalho feito para criar um ambiente graficamente apelativo e funcional. Gostei, o KDE continua a ser o meu DM de eleição, fiquei com vontade de dar o salto para a versão 4.

Rui Matos - “Desenvolvimento de GUIs: GTK+ & companhia”

Mais que um apresentação foi uma aula. Uma aula de programação em GTK+. Começou do nada a construir um pequeno programa e acabou a demonstrar o funcionamento do gconf. Quando comecei a ver o inicio do código a ser escrito em C, sim em C, só me deu vontade de ir embora. Passados uns minutos já estava a criar linhas de código na minha cabeça e à procura erros no ar. Afinal aquilo é simples e muito poderoso. A documentação, que é excelente, também a ajuda.

 

No geral foi um evento muito bom, ainda bem que há gente com motivação para organizar estas coisas. O pessoal do GLUA está de parabéns. Saí de lá com saudades do tempo em que “martelava” o portátil com Linux, do tempo em que defendia aquilo com unhas e dentes.  O Linux tem algo de especial, e aquele auditório cheio de portáteis  topo de gama a corre-lo são prova disso.

Acho que os vídeos, apresentações e fotos(tiradas por mim) vão ficar disponíveis dentro de dias.

 


One comment to “Glua TechSessions, o dia depois.”


  1. Rui Gouveia » Blog Archive » GLUA: TechSessions 2008 - Opinião said:

    [...] fechou antes do último coffe-break. Tive de assistir à última palestra com fome (Felizmente, o Nuno Dantas deu-me umas bolachas. Obrigado [...]

Leave a Reply