As minhas soluções: Perdition

October 17th, 2008

O perdition é o que se chama de Mail Retrieval Proxy. É um proxy de IMAP e POP capaz de lidar com SSL, e que consegue recorrer a diversos tipos de bases de dados para resolver os servidores de destino correspondente a cada utilizador. Estas bases de dados podem ir desde expressões regulares até ao MySQL ou PostgreSQL. 

Pode ter diversas finalidades: apoio à migração de soluções de correio, servir de ponte para serviços  SSL e TLS,  distribuição de carga e muitas outras.

O uso que eu lhe dou é para facilitar o acesso dos utilizadores ao webmail. Antes de usar o perdition, cada grupo de utilizadores tinha que escolher na interface do webmail  o servidor ao qual se queria ligar, ou seja, onde estava a conta. Com o perdition essa escolha é feita automagicamente, o utilizador apenas tem que inserir o username e a password. Nos servidores de webmail basta instalar o perdition, configurar, criar a base de dados, apontar a configuração do webmail para o perditon e manter as bases de dados.

É mais um daqueles que resolve problemas, e não dá problemas.

 


4 Comments to “As minhas soluções: Perdition”


  1. Luís Miguel Silva said:

    Por acaso estava curioso em saber como tinham feito isso :o)

    Solução fixe!

    Hugz,
    Luís


  2. ndantas said:

    Luís,
    há várias formas de fazer isso também com o webmail(Horde), mas esta é mais limpa e pode servir para dar ao users um único servidor IMAP.


  3. BUGabundo said:

    ai fica uma fica dica pra falares no ET do PortoLinux


  4. ndantas said:

    Claro que sim. Espero escrever mais alguns posts relacionados com mail na próxima semana.

Leave a Reply