As minhas soluções: XEN

July 15th, 2008

xen

Esta é uma das minhas preferidas, o XEN é uma ferramenta de virtualização de computadores. Apresenta características interessantes como suporte para virtualização assistida por harware (HVM), live migration, virtual networking ou limites de recursos. Como usa uma abordagem de paravirtualização consegue um desempenho muito próximo do nativo, acho que em alguns casos pode ser até mais rápido.

Da minha experiência é a melhor ferramenta(sem contar com containers) para ambientes Linux em centros de dados, sendo muito mais flexível que outras soluções, especialmente as comerciais. Para facilitar a instalação e gestão das máquinas virtuais uso as xen-tools, que me permitem criar máquinas virtuais a partir dos repositórios usando apenas um simples comando de linha.  O conjunto do XEN, das xen-tools e de mais umas ferramentas de visualização do estado das máquinas que eu próprio desenvolvi, tornam o XEN na minha  primeira escolha quando necessito de uma máquina nova. Se fosse possível tinha todos os servidores virtualizados, é tudo muito mais simples e funcional.

Um dos servidores que tenho  a  correr XEN, está à mais de dois anos com cerca de  10 máquinas virtuais, com zero problemas. O desempenho  é mais que aceitável,  qualquer uma das máquinas virtuais parece estar a correr em cima do hardware.

Uma das referências  do uso XEN é a Slicehost, que oferece aos seus clientes Servidores Privados Virtuais.


4 Comments to “As minhas soluções: XEN”


  1. Luís Miguel Silva said:

    E viva ao grande Xen! :o)

    A minha máquina mais velha está em produção desde Fevereiro de 2006 também sem qualquer problema!

    …não levou foi updates nunca uahaha :oP

    Hugz,
    Luís


  2. Nuno Mariz said:

    Boa! Agora que já fizeste o trailer, tens de nos dar o filme todo ;-P
    Mais, ainda estou à espera de uma entrada sobre o postfix.


  3. ndantas said:

    Já mostrei o filme do XEN num encontro do Portolinux, mas posso repetir. Pagas uma francesinha ?

    Quanto ao postfix, também dava um bom filme…mas não me apetece escrever muito. Um dia deste combinamos e mostro-te uma solução para 2 milhões de mensagens por dia ;)


  4. Luís Miguel Silva said:

    Aqui o amigo Dantas é o man do postfix lá na FEUP!

    Acho que não conheço mais ninguém que passa o dia todo a olhar para os logs e a tunnar os filtros lolol… :o)

    Hugz,
    Luís

Leave a Reply