Supermicro, uma má experiência

April 24th, 2008

Um amigo meu precisou de actualizar um servidor na empresa dele, e falou comigo para o ajudar a escolher. A ideia era substituir um PC normal, com mais de 10 anos, que está a funcionar como servidor principal para toda a empresa com uns 15 utilizadores.

Como o hardware “barato” é cada vez mais fraco pensei em comprar um servidor de entrada de gama e não um PC especial de corrida. Como o novo servidor ia servir diversas máquinas virtuais, a memória, o número de núcleos de CPU e o espaço em disco eram as características mais importantes.

Um outro amigo aconselhou-me um supermicro, ele travalhava na netdominium que é o representante oficial para Portugal. Acabei por escolher SuperServer 5035G-TB, Pentium Quad core, 4G de RAM e dois discos de 500G.

Feita a encomenda fiquei à espera, três dias úteis diziam eles. Esperei, esperei, esperei e nada. Nem com contacto lá de dentro consegui ter uma certeza de entrega. Passado mais de um mês cancelei a encomenda. No mesmo dia fiz a encomenda de um DELL PowerEdge 840, com o mesmo disco, a mesma RAM mas com processadores Xeon. A diferença no preço foi de cerca de 20%, para baixo. Depois disto percebi porque é que o meu amigo queria sair, e saiu da netdominium, e porque é que um outro amigo estava com tanta dificuldade em conseguir uns dissipadores para uma MB SuperMicro.


4 Comments to “Supermicro, uma má experiência”


  1. Ilson Schames said:

    Prezado Sr. Dantas, Em termos de qualidade do equipamento a Supermicro é a maior empresa fabricante de Motherboards e Chassis de servidores reconhecida no mundo inteiro. Em relação a sua pendência , posso lhe garantir que o problema provavelmente não foi da Supermicro. O Problema provavelmente foi da revenda onde o Sr. Adquiriu este equipamento. Cada revenda tem seu estoque próprio e sua independência em como comercializar. Eventualmente o seu vendedor pode ter lhe prometido algo que não poderia cumprir. Infelizmente o as vezes pensamos que a responsabilidade é do Fabricante , mas não é . Veja bem, não sou da Supermicro, sou de uma revenda de servidores que comercializa HP , IBM e tambêm Supermicro. Posso lhe garantir que em qualidade as três marcas estão no mesmo patamar.

    Atenciosamente,
    Ilson Schames
    http://www.scherm.com.br


  2. José Carlos said:

    Somos revendedores de equipamentos da Supermicro a mais ou menos 10 anos. Nunca tivemos problema com nossos clientes. São máquinas que não nos dá RMA. Em termos de qualidade não perde pra nenhuma das marcas conhecidas.
    atenciosamente
    José Carlos


  3. ndantas said:

    Caro José Carlos,

    Não tenho a menor dúvida daquilo que diz. Por algum motivo eu estava decidido a comprar Supermicro, sei que são bons equipamentos. O representante oficial ao qual eu encomendei o equipamento não me tratou da melhor forma e foi isso que eu relatei. Eu avalio uma marca como um todo, produto, venda, suporte, pós-venda… no meu caso a marca falhou porque falhou uma destas componentes.

    Nuno Dantas


  4. Giovanni said:

    Apesar de explicar (mas não justificar), o fato de você estar comprando em pequena quantidade pode ter feito com que essa revenda não tenha lhe dado a devida atenção. Ponto negativo para ela.

    Agora falando de SuperMicro, o hardware é excelente e nunca tivemos essas problemas relatados. Inclusive os fabricantes como HP, Dell e IBM tem que se desdobrar para ganharem contratos conosco devido a SuperMicro ter uma qualidade muito boa.

Leave a Reply