Encontros portolinux

December 28th, 2007

Já se passou algum tempo desde o último encontro do Portolinux, para mim foi em encontro especial que merece ser comentado.

O grupo fez, durante o último ano, vários encontros técnicos e sociais. Para comemorar um ano de vida e a época das festas, programamos um encontro técnico seguido de um encontro social com ligação ao jantar de Natal do grupo.

Não podia ter corrido melhor. Hoje em dia não é fácil juntar um grupo de cerca de 20 pessoas, durante mais de 10 horas a conviver à volta de um tema como o Linux. Fazer isto nesta época e sem grandes campanhas de divulgação é realmente gratificante.

O encontro técnico estava planeado para rodar à volta do Apache, foi isso o que aconteceu, mesmo com a falta do orador principal que adoeceu. O Manuel falou da sua experiência com o mod_proxy e eu tentei passar todos os truques que conheço sobre como melhorar o desempenho do Apache.
A atenção e participação do público foi óptima, o que permitiu fugir para outros temas, como combate a SPAM ou distribuições de Linux.
Experimentamos pela primeira vez as Ligthning Talks, uma sobre o apt-cacher e outra sobre a LIP decorrida na FCUP.

Tenho que agradecer aos oradores pelas suas apresentações e ao ISEP por ter disponibilizado a sala.

Do encontro técnico foi um saltinho para um café logo ali ao lado e começou o encontro social. Chegaram uns e foram embora outros, a média de pessoas manteve-se. Entre as meias de leite e tostas mistas deu para falar de tudo um pouco. De como tinha corrido o encontro, das actividades que estão previstas, algumas ideias para encontros criativos e lúdicos(bzflag), concurso de programação e muito mais. Perdemos algum tempo a tentar importar os vídeos feitos, nem o Mac OS X nem o Ubuntu foram capazes de resolver o problema. Como sempre houve uma guerra de linguagens de programação: Perl, PHP, java, ruby, python….

Estação final, o caçula, restaurante agradável no cento do Porto. Mais uma vez, entraram uns e saíram outros. O numero total de participantes ficou perto dos 25.
A conversa foi animada durante todo o jantar, falamos de tudo e de mais alguma coisa. A certa altura a conversa começou a baixar de nível, sim falou-se de assembly.
O ponto alto da festa foi o bolo. Fiz uma surpresa aos participantes e levei um bolo com o desenho do Tux. Não ficou nada, acho que gostaram.

O formato aberto deste grupo tem funcionado muito bem e os encontros são uma mostra disso. Já estamos a chamar para os encontros gente de fora do Porto, desta vez tivemos a visita de pessoas de Braga.
Espero que o grupo continue a crescer e organizar mais encontros como este, o feedback de quem tem aparecido é sempre positivo.

Nota: O tempo das LIP’s já foi!

Update: Algumas correções…tenho que aprender a escrever!


3 Comments to “Encontros portolinux”


  1. BUGabundo said:

    podes por ai o link das fotos?


  2. BUGabundo said:

    precipitei-me:
    http://nunodantas.com/Portolinux/


  3. ndantas said:

    Eu só tenho isto:
    http://nunodantas.com/Portolinux/
    Sei que há mais fotos e vídeos…mas não sei onde!

Leave a Reply