Oracle VM
December 28th, 2007
Já não é uma novidade nenhuma, mas tenho que dar a minha opinião sobre isto.
Todos os produtos da Oracle são muito “respeitados” aqui no trabalho. A opinião geral é que tudo o que a Oracle faz é melhor que os outros, e o Oracle VM já criou alguma agitação.
Toda a gente sabe que o Oracle VM é baseado no XEN, e já usado por aqui à muito tempo. De repente as pessoas falam deste produto como sendo o melhor software de virtualização existente.
Para quem vê o que diz na página da Oracle, até parece verdade:
Oracle VM is server virtualization software that fully supports both Oracle and non-Oracle applications, and is three times more efficient than other server virtualization products.
Até 3 vezes mais eficiente que os concorrentes, máquinas virtuais Windows, baixo custo e um interface de configuração. Não devem considerar o XEN concorrente, de certeza!
Pelo que vi do Oracle VM é tão baseado com o XEN que, na minha opinião, não tem quase nada de diferente. Não passa de uma distribuição Linux preparada para correr XEN, à qual foi adicionado uma interface de gestão e configuração. Uma nota positiva vai para a documentação, aí fizeram muito bom trabalho.
Um comentário que ouvi fez-me pensar que o Oracle VM corria Windows com um desempenho superior ao do XEN( versão open source), afinal era “tanga”. Lá no meio da documentação ode ler-se que o desempenho é fraco, mas eles estão a desenvolver drivers para resolver o problema.
Resumindo, de novo só temos o interface de configuração, boa documentação e o suporte da Oracle por dar jeito em algumas situações. Assim sendo, eu continuo com o XEN, Debian, xen-tools e alguns scripts que eu próprio desenvolvi!
Continuo à espera de uns drivers decentes para correr o Windows….