GNOME test drive

August 2nd, 2007

No final do mês passado iniciei um “test drive” do GNOME. Nos últimos tempo usei KDE, mas como toda a gente fala bem do GNOME decidi experimentar para ter uma opinião própria.

Não sou propriamente um “fundamentalista” do KDE, durante muito tempo usei wmaker, afterstep, fvwm e CDE.

O “test drive” durou cerca de duas semanas, tentei fazer tudo o que faço diariamente mas recorrendo às aplicações para GNOME que estão num Debian etch. Foi também a altura em que passei a ter dois monitores, um Dell de 20” e um samsung de 17” ligados a uma placa gráfica ATI que só dá dores de cabeça. OS drivers da ATI são…são uma…
Vamos lá ver:

Interface: Agradável, aparentemente funcional, mais rápido que o KDE. O controlo sobre as janelas pareceu-me inferior ao do KDE e o suporte para dois monitores também. Abrir janelas e aplicações en gnome com dois monitores é a confusão total. Aquela bara superior não serve para quase nada e rouba muito espaço.
Configurações: Está tudo separado, é uma confusão. No KDE é mais simples e rápido de configurar o ambiente de trabalho a meu gosto.

IM: Tentei o Gaim, não perdi muito tempo com os plugins e configurações. As notificações visual não funcionam bem, pelo menos comigo, muitas vezes não percebia que estava alguém a tentar falar comigo. Falta-lhe um campo para procurar contactos, quando a lista de contactos é grande é muito complicado encontrar alguém. O kopete faz isso lindamente.

Consolas: Depois de algumas configurações consegui ter o gnome-terminal tão funcional como o konsole, apenas ficou a faltar o comutação circular entre tabs. Esta é a aplicação que mais uso.

Fontes: Nada a apontar.

Gestão de ficheiros: Não me entendi com aquilo. O konqueror é muito melhor, sei que há muitos para testar…continuo a achar o konqueror o melhor gestor de ficheiros que testei.
Web e mail: Usei o firefox/thunderbird, os mesmo que uso com o KDE.

No geral o ambiente é bom, mas ainda não é desta que me convence. Mesmo assim acho que se trabalha melhor em GNOME que em qualquer versão do Windows.


5 Comments to “GNOME test drive”


  1. Sérgio Carvalho said:

    Eu mudei de windowmaker para gnome, só pelo aspecto visual, assim que o gnome melhorou um pouco a performance. Algumas notas:
    - O controlo de janelas é realmente mau. Não dá para fazer como no KDE e definir em que desktop uma aplicação abre, a geometria, keep-over e keep-under. É pena, e a decisão é um pouco religiosa. Se tiveres beryl, no beryl dá para fazer isso tudo.

    - A configuração está toda no gnome-control-center. Só se em debian eles não instalam isso no menu. Alt-F2, gnome-control-center

    - GAIM: O gaim tem uns truques. Precisas do plugin guification para notificações visíveis. Para pesquisar contactos, basta pores o foco na janela de buddies e começar a escrever.

    - Quanto ao nautilus, aquilo com o spatial navigation é impossível de usar. Pega no gconf e liga o apps/nautiuls/preferences/always_use_browser. Tb dá para fazer pelo interface mas eu não sei de cor.


  2. BUGabundo said:

    “Consolas: Depois de algumas configurações consegui ter o gnome-terminal tão funcional como o konsole, apenas ficou a faltar o comutação circular entre tabs. Esta é a aplicação que mais uso.”
    Por acaso, usando o ALT+«NUM», saltas pra qq tab

    “Gestão de ficheiros: Não me entendi com aquilo. O konqueror é muito melhor”
    Nao ha duvida q o Konqueror e’ de longe mt melhor q o Nautilus. Normalmente ‘e dakelas coisas q instalo logo.

    “IM: Tentei o Gaim”
    Eu uso o Pidgin (ex-gaim), e gosto bastante. qt às notificaçoes, depende do plugin q se usa. eu gosto mt do guinotification.

    qt ao gnome em geral sinto falta do arrastar+ALT-TAB


  3. Dextro said:

    Para procurar no pidgin é estupidamente simples: basta ter a janela dos contactos abertos e, como em quase todas as janelas do gnome é começar a escrever o que se quer procurar.


  4. Tiago Rodrigues said:

    Essa questão de nas configurações estar tudo separado é algo que é resolvido com o novo control center. No entanto as distros ainda não o estão a adoptar muito. No Ubuntu, já existe mas não é activado por definição.

    Quanto ao Gaim, explica lá isso de as notificações visuais não funcionarem bem. Eu por exemplo, que já uso o pidgin, gosto muito da forma como funcionam. Antigamente, a forma que usava era, cada vez que alguem falava comigo, o ícone do systray piscava, e so abria a janela quando lhe clicava. Agora no Pidgin, o ícone só pisca se quisermos, e a única coisa que acontece é uma mudança do ícone quando há mensagens novas (IMHO é menos intrusivo). Também tens o guifications como outros comentadores já referiram, mas apenas o uso para o “has connected” de outros contactos.

    Quanto à gestão de ficheiros, sim, também não gosto muito do spatial mode, uso o browser mode (aliás, no Ubuntu por definição é assim, se no Debian não é…falha deles IMHO).

    Uma coisa que me chateia muito no KDE é a falta de consistência entre as aplicações, e quando digo consistência refiro-me a coisas tão simples como menus ou keyboard shortcuts. Numa aplicação usas um shortcut para mudar de tabs. Noutra ja tens de usar outro. Felizmente acho que isso vai ser resolvido, pois ja ouvi falar em KDE HIG, e ainda bem. Quem sabe se não me convencem a usar KDE um dia :)


  5. pedro mg said:

    … fiz há umas semanas umas tentativas em KDE.
    Não consigo. Estou com Gnome há anos demais.
    Vou continuar com os test-drive’s de vez em quando, mas volto sempre ao Gnome.
    No laptop tenho tb o XFCE que melhora ao dia que passa…

    Debian + Gnome

Leave a Reply