Muitos CPUs

June 18th, 2007

Os fabricantes andam com vontade nos oferecer(vender) cada vez mais “cores” dentro de um CPU. Para mim nunca fez sentido o aumento da frequência de relógio para aumentar o desempenho. O processamento paralelo sempre me pareceu a melhor opção, mas o mercado é que manda e os fabricantes só querem ganhar dinheiro.

Aparentemente o aumento de “cores” só tem vantagens, mas será que os sistemas operativos estão a acompanhar esta tendência?

Nos Linux e outros unices não vejo problemas. No windows só aparecem limitações, reparei nisso nos últimos testes que fiz com o XEN.
O XP home só vê um CPU, o professional 2. O 2003 Server standard 4 e o enterprise 8. Acima de 8 CPUs só o datacenter edition.

Nem vi como é no Vista, certamente que numa máquina das novas(core 2 duo) o equivalente ao XP home não serve.

No desktop o normal já é ter 2 ou 4 processadores (2 cores +HT) e nos servidores 8(2x 4 cores), temos é que comprar licenças mais caras para os poder usar.


5 Comments to “Muitos CPUs”


  1. BUgabundo said:

    A M$FT mudou varias vezes a licença do “Besta” antes e mm dps do seu lançamento para lidar com os multicore.
    http://www.google.pt/search?q=windows+vista+license+change+because+of+core+support
    http://blogs.zdnet.com/Bott/?p=156
    http://www.channelregister.co.uk/2007/04/03/windows_vista_virtualization/


  2. Warl0rd said:

    As licencas do XP restringem o numero de sockets da board e nao do numero de cores.

    O k ainda mais tem de evoluir e o modo de programar, continua-se a ensinar metodos (nomeadamente ciclos) k nao se adaptam a multi processamento


  3. ndantas said:

    @Warl0rd: Não sei. Os testes que fiz foi com maquinas virtuais..e para o windows neste caso é tudo igual: sockets, cores e HT.


  4. Bomn said:

    Na verdade isso é Irrisório, os Linux’s vêm os cores como processadores separados mas processam toda a informação da basicamente da mesma forma que os Windows, na verdade os Core2Duo e etc são vistos como 2 processadore, os Core2Duo não têm HT. Ht era uma forma de simular 2 cores o que fazia com que o Windows e companhias pensassem que tinham 2 processadores quando na verdade só têm 1.

    Quanto às licenças, elas não variam conforme o processadore, se tivermos um Quad Core só precisamos de uma licença na mesma porque só existe um processador embora tenha 4 nucleos.

    As limitações de numero de processadores sempre existiram nos Windows, já desde o tempo do Windows NT, isso sempre foi standard na Microsoft, por isso é que existem varias versões do Windows Server por exemplo sendo que o Datacenter é o mais especializado, o mesmo ocorre com o nivel de protecção e uso de recursos dos Anti-virus por exemplo uma vez que o Symantec versão 2xxx sempre usou mais recursos e sempre foi menos eficaz quando comparado à versão Symantec Coporate Edition AV.

    O Windows XP sempre teve como publico alvo o mercado doméstico, mesmo antes de existirem “Cores” logo torna-se racional que não os reconheça ou que os opere da melhor forma …

    Tenta instalar um Red Hat 9.2 num core duo sem o actualizar e depois diz-me alguma coisa …

    Segmentação do mercado não se aplica em Linux’s (completamente diferente de Unix) uma vez que são Open Source tenta-se incorporar um maior numero de caracteristicas e não se espera um alvo doméstico especifico mas sim uma utilização geral …

    E por fim, o facto de não actualizares a maquina com o SP1 já diz bastante, basicamente é o mesmo que tentares instalar alguma coisa no Linux sem actualizar ou instalar as dependencies. O facto de calcular 154Mb e depois 300 e qualquer coisa é apenas o facto de o SP2 ter 300 megas e teres o Sistema operativo desactualizado isso e talvez pelo facto de utilizares o Linux não saberes utilizar o Windows…

    Como sempre este discurso apenas se torna relativo no caso de se utilizar ambos os Sistemas operativos para algo comum e jogar jogos não conta pq isso só em Windows mesmo, pelo menos 90% deles e normalmente os melhores.

    Resumindo e concluindo falta é a experiência e o zelo pela maquina fora isso até não escreveste muito mal …


  5. ndantas said:

    Acho que não ficou claro que o que disse estava relacionado com virtualização. No caso estava a usar um VMWare ESX Server. Do lado das máquinas “guest” não existem cores ou ht, apenas CPUs virtuais. É aí que aparecem os problemas, os CPUs virtuais são vistos por todos os sistemas Operativos como processadores físicos Deu para perceber?

Leave a Reply