Fundamentalismos

June 4th, 2007

Sempre que dou a minha opinião sobre sistema operativos e/ou interfaces com o utilizador sou imediatamente acusado de ser fundamentalista.

Fico irritado com a situação porque:

Comecei por usar um spectrun, como não sou bom jogador limitava-me a programar nele. Usei o DOS durante muito tempo, desde a altura em que os computadores não tinham disco. Cheguei a fazer cursos de BASIC e MS-DOS. Apareceu o Windows e usei normalmente, os computadores começaram a evoluir bastante. Trabalhei em redes Netware. A certa altura apareceu o Windows 95, a diferença era grande, rapidamente passei a usar o windows 95.

Por esta altura comecei a ter os primeiros contactos com UNIX. Usei o Windows NT 3.5 e 4. Conheci o Linux. Passei a usar o Windows 98 e Linux alternadamente. Comprei um portátil com Windows 98 onde usei Windows 98 e Linux.

Durante algum tempo dediquei particular interesse aos BSDs.

Administrei salas de aula com Windows NT e Linux durante mais de 5 anos. Passei a usar o Linux como primeiro sistema operativo. Usei e administrei máquinas com Windows 2000 e até trabalhei o Windows ME. Fui responsável por máquinas com Sun OS e Solaris durante 4 anos.

Cheguei a fazer trabalhos em SCO unix, em tru64 e HP-UX e AIX. Também testei o BeOS.
Houve um período em trabalhei na integração Linux/Windows, tornando-me especialista em Samba, foi com base neste trabalho que nasceu uma aplliance bastante conhecida. O Windows XP não me é estranho fui/vou usando normalmente.

Mudei de portátil e sempre tive instalado Windows 2000 e linux.

Instalei centenas de máquinas com Linux, das mais diversas distribuições.
Tive contacto com máquinas apple, nex, os/2 outras coisas mais raras.

Trabalhei com diversas marcas de equipamento de rede, onde conheci muitos interfaces e sistemas diferentes, como fiz o CCNA conheço o IOS.
Administrei uma sala com QNX, mexi em vxworks, até programei microcontroladores, pics, automatos, calculadoras e outras coisas parecidas.

Administrei servidores tru64 UNIX.

Comprei um ibook e passei a usar Mac os X, ainda o uso hoje como máquina pessoal.

A máquina que estou a usar hoje é Linux mas tem sempre uma sessão remota para um windows XP. É normal utilizar windows 2003 Server para trabalhar.
De certeza que me esqueci de um ou outro, mas esta lista deve ser suficiente para mostrar um pouco do meu percurso. ah..e minix também.
Porque será que me chamam de fundamentalista?


15 Comments to “Fundamentalismos”


  1. Tiago Rodrigues said:

    Porque eles próprios são fundamentalistas, e por isso não têm outro argumento. Been there. :p


  2. BUGabundo said:

    “Passei a usar o Linux com[o] primeiro sistema operativo”


  3. BUGabundo said:

    kem apregoa qq coisa e’ sempre considerado pelos outros um “fundamentalista”, pois esses so conhecem uma via.


  4. Mário Lopes said:

    Oh Nuno, já devias estar mais que ciente que tudo o que não for bajulador de Microsoft e Windows no CICA é fundamentalista e chutado para canto.

    Salvé ao Tio Bill…


  5. Filipe Carvalho said:

    O curioso é que quem mandou a boca só usa Windows. Para mim fundamentalista nestas coisas é quem só usa um Sistema Operativo.


  6. Filipe Carvalho said:

    Oh Nuno, já devias estar mais que ciente que tudo o que não for bajulador de Microsoft e Windows no CICA é fundamentalista e chutado para canto.

    Estávamos com esperança de isto mudar, mas depois de sexta-feira, perdi essa esperança.


  7. ndantas said:

    Até os pinguins que tenho em cima da mesa andam tristes. Opps fui descoberto…tenho pinguins na mesa…estes gajos linux …


  8. Filipe Carvalho said:

    Até o servidor do neacm anda triste… Tão triste que se recusou a ter os mirrors que tinha abertos. Vá-se lá saber porquê….


  9. Aristides said:

    Não te podes deixar ir abaixo com essas coisas.

    Continua assim que vais bem


  10. ndantas said:

    Eu não vou a baixo nunca…e caladinho não fico ;)


  11. Filipe Freitas said:

    Com qual SO tiveste as melhores experiencias? O linux é tramado pa instalar programas, o Windows é só worms e o MacOS nao tem programas..


  12. ndantas said:

    O Salaris, sem dúvida. É o que cumpre a melhor a função que foi desenvolvido. O Mac OS X para ser usado como electrodoméstico em conjunto com o ibook também é excelente. O Linux é o que uso no Desktop e não troco, para servidores também se porta bem. O windows só me dá dores de cabeça quando preciso de fazer alguma coisa com ele, certamente é problema meu….ou não.


  13. Luís Miguel Silva said:

    Oh Nuno, deixo cá este comentário por me teres apontado para este teu post quando te chamei fundamentalista!

    Ora, lá por teres escrito isto e usares muitos sistemas diferentes não quer dizer nada! É a tua atitude mesmo! Quer seja para meter nojo (já que tens um especial DOM para isso! hihihi ;o))) ou porque acreditas mesmo nisso, a verdade é que me tas sempre a foder a cabeça por usar Windows no meu Tablet :o)

    Chamo-te fundamentalista porque sabes que não tenho um único server Windows (oh k, tenho 2 no ISPGaya para dar suporte a aulas com Sage, HPC e desenvolvimento Windows) e porque (suponho que) sabes que uso em casa (junto com VMs com alguns flavours de Linux) uso como sistema principal o XP 64bits.

    Uso-o porque faço desenvolvimento para uma empresa onde me pagam para integrar sistemas Windows e Linux, porque tenho mais produtividade a utilizar as ferramentas que uso em Windows (por estar habituado a atalhos e coisas assim e não querer gastar tempo a “customizá-los” noutro SO) e, em especial no Laptop, porque tive que pagar a licença o que me dá o direito de o usar :o)

    Se calhar ainda pensas que EU é que sou fundamentalista mas nunca me viste fazer um único comentário a ninguém sobre o SO que usam! :oP

    Já agora, como ainda não me deste o prazer de vir visitar a minha casa (hmm…provavelmente fui eu que não te convidei ainda :o/), ficas a saber que no escritório tenho 2 mac minis (Mac OS X), um dual core para repositório central (de p0rn) a correr Ubuntu e a minha super máquina de desenvolvimento (a correr XP64 bits como host e uma meia dúzia de VMs em simultaneo [com vários flavours de Windows [2003, 2008, xp, etc] e Linuxes (Debian, Ubuntu, etc])!

    Posto isto, assim volto a repetir: FUNDAMENTALISTA! :oD

    PS: antes que digas algo, o meu telemóvel é HTC! Não por usar WINDOWS MOBILE mas apenas porque, após pesquisa de mercado, foi o telemóvel mais completo que encontrei! Não anseio por um iPhone (não aquele preço e com aqueles tarifários), tive um BlackBerry durante 1 ano e meio e estou de braços abertos para Nokias, Gphones ou OpenMokos!

    Um grande abraço!
    Luís


  14. ndantas said:

    Respondi, seriamente, a este animal no blog dele.


  15. Luís Miguel Silva said:

    Rotfl! :oP

Leave a Reply